quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dica Evento Carioca: Piquenique


Nossa dica de hoje é para algo simples de ser organizado. Mas cheio de encantos!
PIQUENIQUE....Oba!!


Reúna a família, chame os amigos, jogue a toalha xadrez branca e vermelha sobre o gramado e aproveite os dias mais frescos para fazer um lanche saboroso ao ar livre, em meio à natureza carioca. Acompanhe a seguir, ponto a ponto, o guia que preparamos para você não se estressar com os preparativos do passeio gourmet, nem correr o risco de esquecer em casa itens essenciais como copos e talheres.


Siga algumas dicas:
  •  Escolha um lugar agradável, com bastante sombra e espaço livre, e um horário em que o sol esteja mais ameno para o lanche a céu aberto, isto é, antes das 10h ou após as 15h. É prudente, também, dar uma olhada na previsão do tempo para não correr o risco de pegar chuva.

  • Separe uma toalha, canga ou edredom grande para transformar o chão em uma bela mesa. Um truque para evitar moscas é borrifar o tecido com um pouco de vinagre. Vela de citronela também ajuda a afastar os mosquitos, além e conferir charme ao evento. Espalhar almofadas pelo gramado é outra boa ideia para tornar a refeição mais confortável. 

  • Programe-se antes das compras, preparando um cardápio do que irá levar no passeio. Providencie lanchinhos leves (doces e salgados) como frutas frescas - maçã, pera, goiaba, morango, pêssego, jabuticaba e cachos de uva são boas pedidas, pois não precisam ser cortadas ou descascadas -, cereais, castanhas, azeitonas temperadas, queijos como grana padano, gruyère e brie já cortados em cubinhos, sanduíches naturais, bolos, cupcakes e biscoitinhos como cookies, polvinho e água e sal. Pastinhas e patês como o de ricota são ótimos para passar nas bolachas, pães e torradas. Calcule sempre três porções por pessoa.

  • Evite comidas que se degradam facilmente no calor, como maionese, frutos do mar, produtos à base de leite, legumes cozidos, ovos, arroz, massas e preparações com carnes cruas ou mal cozidas.

  • Higienize os alimentos ainda em casa e prepare os lanchinhos mais perecíveis com pouca antecedência, de preferência no mesmo dia ou na noite anterior ao piquenique. Prefira, no entanto, montar os sanduíches na hora, pois as hortaliças ficam mais frescas - as mais indicadas são pepino, rabanete e cenoura e beterraba raladinhas. Leve tudo separadamente em um pote, bem como os temperos.

  • Para beber, além de sucos (dê preferência aos não cítricos, pois estes amargam facilmente), chá gelado, mate, vinhos ou outras bebidas da sua preferência, não se esqueça da água fresquinha em uma garrafa térmica. O truque é congelar as bebidas na forma de gelo. Os cubos só devem ser retirados na hora de sair de casa, e colocados em garrafas térmicas. Coloque as outras bebidas para resfriar um dia antes e, no dia do piquenique, armazene-as em uma bolsa térmica. Calcule um litro e meio por pessoa.

  • Na cesta de piquenique, que pode ser substituída por um isopor com tampa ou caixa térmica, não se esqueça de colocar: copos, pratos e talheres de plástico resistente ou acrílico, saca-rolhas, tesoura pequena, bandejinhas de papelão para colocar as comidinhas sobre a toalha, guardanapos de papel e lencinhos umedecidos.

  • Também é bom levar: bonés ou chapéus, óculos escuros, protetor solar, repelente, toalha, esteira ou manta de algodão para colocar no chão e tirar uma soneca, livro, música (faça uma playlist bem bacana), máquina fotográfica e brinquedos como frisbee, frescobol, corda, peteca e bola de vôlei. Para animar ainda mais a criançada, proponha brincadeiras como pique-esconde, pique-pega e gincanas com direito a prêmios.

  • Lembre-se ainda das sacolinhas para recolher o lixo antes de ir embora. Envolva a garotada na limpeza, aproveitando para conscientizá-la quanto à preservação do meio-ambiente.

  • O segredo de tudo, é fazer com amor...Fazendo assim, não tem como dar errado!!




Bianca Ciambarella

Assessora de Eventos & Marketing
Evento Carioca








Um comentário: